Conferência S. Vicente de Paulo
"A Caridade é inventiva até ao infinito" S. Vicente de Paulo
O QUE É O MOVIMENTO VICENTINO A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização internacional de leigos cristãos fundada em Paris em 1833 pelo estudante universitário Frederico Ozanam e um grupo de companheiros, que sonharam envolver o mundo numa "rede universal de caridade". Tem como Patrono São Vicente de Paulo em cujo pensamento e obra se inspira. Está implantada em quase todos os países do Mundo e tem como estrutura de cúpula a Confederação Internacional da Sociedade de S. Vicente de Paulo. Em cada país a Sociedade é representada por um Conselho Nacional.
Os vicentinos organizam-se em estruturas locais chamadas Conferências de S. Vicente de Paulo, as quais adoptam o nome do orago da Paróquia onde têm a sua sede, como é o caso da Conferência de Nossa Senhora da Misericórdia de Belas.
EM BELAS DESDE 1943 A Conferência de S. Vicente de Paulo de Belas foi criada em 14 de Fevereiro de 1943. Recebeu a carta de agregação do Conselho Geral Internacional da Sociedade em 15 de Julho do mesmo ano. Neste momento tem a sua sede em espaço cedido pela Paróquia de Belas, na "Casa do Adro".
Ao longo das 7 décadas que leva de vida teve períodos de grande actividade e outros de algum apagamento com poucos vicentinos activos. nos últimos anos a sua acção caritativa e de promoção social junto das famílias mais carenciadas da Freguesia de Belas teve um grande incremento em virtude da crise económica que se vive em Portugal.
Em 2009 a Conferência passou a distribuir produtos alimentares fornecidos pelo Banco Alimentar Contra Fome, e actualmente apoia cerca de 80 famílias, o que abarca mais de 280 pessoas, das quais 70 são crianças. Além da ajuda alimentar, a Conferência comparticipa, dentro das suas possibilidades, nas despesas de medicamentos e de habitação de algumas famílias.
As suas fontes de receita têm sido, nos últimos anos, uma Venda de Natal, a campanha "Sopa na Quaresma" e os donativos de benfeitores, para além de alguns apoios da Junta de Freguesia local e de um peditório no final das missas do primeiro fim-de-semana de cada mês nas igrejas da nossa Paróquia.
As situações de carência que a Conferência atende são do seu conhecimento directo ou são sinalizadas no âmbito da Acção Social local, bem como pela Paróquia, pela Junta de Freguesia e por entidades e instituição locais com quem trabalha em estreita colaboração.
Contactos 960 238 723 conferenciavicentina.belas@sapo.pt |
Igreja Matriz de Belas | Adro da Igreja | 2605-014 Belas 21 432 08 60 (chamada da rede fixa nacional) | paroquia.belas@gmail.com |
© CPgraphicreations |