Santa Unção

 

santauncao

O sacramento da Unção dos Enfermos tem por finalidade conferir uma graça especial ao cristão que enfrenta as dificuldades inerentes ao estado de doença grave ou de velhice.

 

O tempo oportuno para receber a Santa Unção chegou certamente quando o fiel começa a encontrar-se em perigo de morte, devido doença grave ou a velhice. Todas as vezes que um cristão cai gravemente enfermo, pode receber este sacramento; e também quando, mesmo depois de a ter recebido, a doença agrava.

Só os sacerdotes (presbíteros e bispos) podem ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos; para isso, empregarão óleo benzido pelo bispo, ou em caso de necessidade, pelo próprio presbítero celebrante.

O essencial da celebração deste sacramento consiste na unção da fronte e nas mãos do doente acompanhada da oração litúrgica do celebrante que pede a graça especial deste sacramento.

Essa graça tem como efeitos:

- a união do doente à paixão de Cristo, para o seu bem e de toda a Igreja;

- o conforto, a paz e a coragem para suportar cristãmente os sofrimentos da doença ou da velhice;

- o perdão dos pecados, se o doente não pôde obtê-lo pelo sacramento da Penitência;

- o restabelecimento da saúde, se tal for conveniente para a salvação espiritual;

- a preparação para a passagem para a vida eterna.

Se conhece alguém que queira ou necessite receber este sacramento, dirija-se aos Serviços de Cartório (no seu horário de funcionamento) ou  directamente a um Sacerdote:

- no horário de Atendimento Pastoral;

- antes ou depois das Eucaristias.

Tenha em atenção que não se deve esperar pelos últimos  momentos de vida de um doente para lhe ser administrado este Sacramento.

 

 

 

Igreja Paroquial de Belas | Adro da Igreja | 2605-014 Belas
21 432 08 60 | paroquia.belas@gmail.com
© CPgraphicreations