Idanha - Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

capela

De modesta arquitectura, esta Igreja, devota da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, apresenta nave únicaprecedendo capela-mor poligonal, iluminada por frestas, remetendo-nos para uma origem medieval.

Em 1800 - conforme nos revela a data esculpida na cruz da empena - a Igreja foi alvo de grande campanha de beneficiação. Subsistem, no entanto, alguns ressaibos manuelinos, nomeadamente no arco triunfal e na pia de água benta.

altarmorPatenteia-se ainda ali um baixo-relevo, datável de finais do séc. XV, cuja temática mariana se desenvolve em dois registos: no superior, "A Anunciação"; no inferior, "São Joaquim e Santa Ana na Porta Dourada".

Desde a primeira metade do séc. XVI existiu, sedeada no templo, uma Irmandade com a mesma invocação de Nossa Senhora da Conceição, da qual dependia um pequeno hospício ou albergaria em construções adoçadas ao templo.

Numa casa vizinha da Capela encontra-se um lintel de porta que ostenta uma inscrição: Do Salvador. Trata-se, seguramente de um reaproveitamento de materiais construtivos, pois, inicialmente tal lintel fazia parte da Capela Lateral, consagrada ao Salvador e, seguramente, mantida e administrada por outra Irmandade com a mesma invocação do Salvador.