Penitência

santauncao

O que é, à partida, este Sacramento?

O Sacramento da Penitência é antes de mais uma reconciliação com Deus e um meio que Jesus Cristo pôs ao nosso dispor para alcançarmos a felicidade.

Como é chamado este sacramento?

É chamado sacramento da Penitência, da Reconciliação, do Perdão, da Confissão, da Conversão.

Porque existe um sacramento da Reconciliação depois do Baptismo?
Porque a nova vida da graça, recebida no Baptismo, não supriu a fragilidade da natureza humana nem a inclinação para o pecado (isto é, a concupisscência), Cristo instituiu este sacramento para conversão dos baptizados que pelo pecado d'Ele se afastam.

Quando foi instituído este sacramento?
O Senhor ressuscitado instituiu este sacramento quando na tarde de Páscoa, se mostrou aos Apóstolos e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo; áqueles a quem perdoares os pecados serão perdoados, e áqueles a quem os retiverdes serão retidos" (Jo 20, 22-23).

Os baptizados têm ainda necessidade de conversão?
O apelo à conversão ressoa continuamente na vida dos baptizados. Esta conversão é um empenho contínuo para toda a Igreja, que é santa mas contém pecadores no seu seio.

Quais os elementos essenciais do sacramento da Reconciliação?
São dois: os actos realizados pelo homem que se converte sob a acção do Espírito Santo e a absolvição do sacerdote, que em Nome de Cristo concede o perdão e estabelece a modalidade da satisfação.

Na nossa Paróquia temos um horário, semanalmente, dedicado a este Sacramento. Às terças-feiras, das 18h30 às 20h00 na Igreja Paroquial, o sacerdote ouve em confissão todos aqueles que o necessitarem.

Se não tiver oportunidade a esta hora procure o sacerdote antes ou depois das missas.