Matrimónio

Ao celebrarem o vosso casamento com fé, no seio da Igreja, receberão um sacramento: o Matrimónio.
Através deste Sacramento, Deus dá-se como fonte de amor e propõe-vos que estabeleçam uma relação baseada na fé e na confiança.
Com o Matrimónio, receberão uma graça e uma missão: ser e dar testemunho do amor de Deus pela sua Igreja, através do vosso amor humano, que será aperfeiçoado e se tornará mais firme.
Serão, pelo vosso amor sacramentado, santificados no caminho da vida eterna.
Como preparar o processo de casamento?
Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, uma vez que nalgumas Paróquias a marcação deverá ser feita com muita antecedência.
Deverão, igualmente, obter informações de tudo o que é necessário organizar a nível processual.
A organização processual divide-se em 2 partes distintas:
- 6 meses antes da data da celebração devem iniciar o PROCESSO CANÓNICO. Este deve ser preferencialmente organizado na Paróquia da noiva. É necessário:
- Os vossos Bilhetes de Identidade ou Cartões do Cidadão devidamente actualizados;
- Saber a Paróquia e data de Baptismo de cada um de vós (podem ver se o vosso Baptismo está averbado na Cédula de Vida Cristã ou mesmo na antiga Cédula Pessoal);
- Participar nas sessões de preparação para o matrimónio (C.P.M. ou Encontros de Noivos).
- 3 meses antes da data da celebração devem iniciar o PROCESSO CIVIL, uma vez que o casamento pela Igreja Católica tem, obrigatoriamente, efeitos civis. Este processo pode ser organizado numa qualquer Conservatória do Registo Civil, e destina-se a obter o Certificado para Casamento, que se mantém válido por 180 dias a contar da respectiva emissão. É necessário:
- Os vossos Bilhetes de Identidade ou Cartões do Cidadão devidamente actualizados.
|