Carta do Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa aos diocesanos de Lisboa, no início do ano pastoral 2019-2020

Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias!

Entramos na última etapa da receção sistemática da Constituição Sinodal de Lisboa. Mantendo o objetivo de “fazer da Igreja uma rede de relações fraternas” (CSL, 60), para reforçar todos os dinamismos e instâncias de participação e corresponsabilidade eclesial, insistimos agora em “sair com Cristo ao encontro de todas as periferias” - onde, aliás, Ele nos espera (cf. CSL, 53)!

> Ler mais

 

Papa Francisco institui o Domingo da Palavra de Deus

Os objetivos do Domingo da Palavra de Deus são vários e ricos de significados: oferecer uma dimensão unitária às várias iniciativas que a Igreja Católica promove no mundo, em nível local, para difundir a Palavra de Deus, dar um novo impulso à leitura bíblica no âmbito da pastoral; estabelecer mais um passo para o diálogo ecumênico; exortar os cristãos a tirar das prateleiras empoeiradas um “instrumento” que desperte a nossa fé. Pela primeira vez, será celebrado no próximo dia 26 de janeiro, o Domingo da Palavra de Deus.

 

> Ler mais

 

 

 

 

Carta dos bispos de Lisboa sobre o Domingo da Palavra

"Domingo da Palavra de Deus". Pretende, desta forma, "dar resposta aos muitos pedidos que chegaram da parte do povo de Deus no sentido de se poder celebrar o domingo da Palavra de Deus em toda a Igreja e com unidade de intenções". E explica a razão desta data: "colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida".

Como sublinha ainda o Papa Francisco, o dia dedicado à Bíblia pretende ser, não «uma vez no ano», mas é para ser vivido todo o ano, já que temos urgente necessidade de nos tornar familiares e íntimos da Sagrada Escritura e do Ressuscitado, que não cessa de partir a Palavra e o Pão na comunidade dos crentes. Para tal, "precisamos de entrar em confidência assídua com a Sagrada Escritura; caso contrário, o coração fica frio e os olhos permanecem fechados, atingidos, como somos, por inumeráveis formas de cegueira".

> Ler mais

 

 

 
Igreja Paroquial de Belas | Adro da Igreja | 2605-014 Belas
21 432 08 60 | paroquia.belas@gmail.com
© CPgraphicreations