Centro Social Paroquial de Belas

centrosocial

O Centro Social e Paroquial é um serviço da Paróquia, com o fim de cultivar nos paroquianos a noção das suas responsabilidades sociais, motivando-os para as exigências cristãs da partilha e comunicação de bens e, muito em particular, ajudando-os a dar resposta adequada as carências que eventualmente se verifiquem entre os habitantes da Paróquia, mediante acções de assistência, promoção ou desenvolvimento, segundo as circunstâncias.

O Centro iniciou a sua actividade no ano 2000 e, consciente da pouca oferta existente na área da Freguesia de Belas em valências de apoio social à terceira idade, tem procurado, desde então, alargar o âmbito das suas actividades através de projectos apresentados à Segurança Social para abertura das valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário que não sortiram efeito até à data.

Para este fim, o Centro Social e Paroquial tem ao seu dispor de um espaço, posse da nossa Paróquia, anexo à Igreja da Venda Seca, mobilado e equipado para as suas actividades, tendo sido inaugurado e abençoado em Junho de 2006.

O Centro Social e Paroquial funciona apenas como Centro de Convívio para idosos, abrindo as suas instalações às terças e quintas-feiras das 14 as 17 horas, com o apoio de 15 voluntárias.

Os cerca de 70 utentes têm durante o ano várias actividades tais como, palestras sobre saúde, ginástica, música e animação musical, e sempre que possível realizam, também, passeios e visitas culturais. Existe ainda um grupo coral, "Sol Belas", que actua anualmente no encontro de grupos corais promovido pela Câmara Municipal de Sintra e quando é convidado por outras Instituições.

As receitas do Centro obtêm-se apenas a partir de donativos, eventos e de uma venda de Natal.